Movimento Netroots – a revolução ideológica do Partido Democrata

kos.jpgO movimento netroots está a mudar o Partido Democrata americano por dentro. Netroots é um termo recente que descreve o activismo político realizado através das ferramentas sociais da web, como blogs, wikis e outros dispositivos de partilha social de conteúdos.

O objectivo do movimento netroots é trazer a voz das bases que estão fora das estruturas partidárias e criar um novo canal de media ideológico de esquerda fora da esfera de influência dos grandes grupos de comunicação social.

Este movimento surgiu em 2004 como reacção à predominância ideológica do Partido Republicano e  como uma resposta à anquilosada estrutura organizativa do Partido Democrata. O seu maior ícone de divulgação é o blog Daily Kos, gerido por Markos Moulitsas.

Uma prova de que o movimento Netroots começa a ganhar o seu espaço próprio na cena política norte-americana foi a presença de Markos de Moulitsas num debate no Meet The Press frente a Harold Ford, do Democratic Leadership Council, um think-tank democrata. Pode visualizar o debate aqui e lê-lo na íntegra aqui.

Em suma, o que defende o movimento Netroots? O regresso aos valores fundamentais da esquerda, contrablançar a filtragem da mensagem dos grandes media, combater o discurso político da «cassete do costume» e o excessivo taticismo que se instalou na cultura política ocidental. E fazer isto tudo utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação.

Um movimento destes fazia bem à democracia portuguesa – e a massa crítica sociológica para tal evento está em fermentação. Prova disso é a crescente presença dos blogs como fonte de informação para os media portugueses e como instrumento de pressão para moldar a opinião pública, como no caso do aeroporto da Ota.

Advertisements